Prazer, sou Francisco Vitor Soldá,
Psicólogo (CRP 03/25291), pesquisador, professor e supervisor em Psicologia.
Doutorando e Mestre em Psicologia (UFS).

Como tudo começou
2020
Conclusão da Graduação em Psicologia.
2022
Conclusão especialização em Psicologia Positiva.
2023
Conclusão Mestrado em Psicologia na UFS.
2023
Ingresso no Doutorado em Psicologia na UFS.

Francisco Vitor Soldá é sócio-fundador e Diretor de Comunicação e Mídias Digitais da Associação Brasileira de Psicogerontologia (Gestão 2024-2026). Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS), na linha de Saúde e Desenvolvimento Humano. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário AGES, campus Paripiranga-BA. Especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica (FAVENI) e em Psicologia Positiva, bem-estar e felicidade (AGES). Atuou como professor do curso de Psicologia no Centro Universitário AGES (Ecossistema Ânima) e da Faculdade Integrada da Terceira Idade (FINATI). Membro-fundador e ex-presidente da Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (LAPS). Atualmente é pesquisador e membro associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (UFS), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Psicogerontologia (UERJ) e membro do grupo de trabalho Pesquisa em Psicogerontologia (ANPEPP). É psicólogo, com registro profissional no CRP 03/25291. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em docência do ensino superior, metodologias ativas e em psicologia do envelhecimento humano. Atua nos seguintes temas: Terapia de Aceitação e Compromisso, autocompaixão, mindfulness e bem-estar subjetivo, com foco para questões como depressão, ansiedade, estresse, ruminação, preocupação, solidão e autocriticismo.
Na docência, ministra disciplinas como: Terapia Analítico Comportamental; Terapia Cognitivo-Comportamental; Psicologia do desenvolvimento humano; Psicologia, Cinema e Inclusão, Psicologia da Aprendizagem e Neuropsicologia. Além disso, atuou como supervisor de diferentes estágios (Estágio Básico: intervenções em saúde mental; Estágio Básico: Psicologia do trabalho e saúde mental do trabalhador; Estágio específico: intervenções psicossociais nos diversos contextos; Estágio específico: Psicologia e saúde mental (Ênfase em Clínica).


Atua como pesquisador nos grupos Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI) e Pesquisa em Psicogerontologia (UERJ). É membro do grupo de trabalho Pesquisa em Psicogerontologia (ANPEPP). Desenvolve investigações no campo do envelhecimento humano e da velhice, abarcando temas como: bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico, autocompaixão, atenção plena, sentido de vida e reminiscência, com foco para questões como depressão, ansiedade, estresse, ruminação, preocupação, solidão e autocriticismo.
Atua como palestrante, discutindo temas como: Psicologia do desenvolvimento humano, psicogerontologia, saúde mental, bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico, autocompaixão, sofrimento psicológico, inflexibilidade psicologia, atenção plena, sentido de vida e reminiscência, com foco para questões como depressão, ansiedade, estresse, ruminação, preocupação, solidão e autocriticismo.
Francisco Vitor Soldá em números
+5 anos
de formado.
+8 anos
pesquisando e estudando o envelhecimento humano.
+10
publicações.
+4 anos
atuando na docência de ensino superior.